top of page

                          HIDROGÉIS

​

Materiais altamente hidrofílicos, os hidrogéis pertencem ao grupo de materiais poliméricos com cadeias macromoleculares flexíveis, o que lhes permite intumescer em dado meio aquoso, pois possuem em suas cadeias grupamentos hidrofílicos como o –OH, expandindo e aumentando o volume entre elas.

Hidrogéis são materiais com diversos valores agregados o que lhes permite ser amplamente aplicados nas mais diversas áreas, como a médica, tal como lente de contato, revestimentos em comprimidos e cateteres, sistemas carreadores de fármacos e liberação de drogas, pele artificial, curativos hidratantes, reconstrutores de cartilagens, dentre outras, devido sua biocompatibilidade, baixa toxidade, permeabilidade e porosidade.

Na área agrícola, os hidrogéis podem ser importantes aliados em sistemas de liberação controlada (SLC), visto que seu mecanismo de liberação tem origem e são bastante semelhantes aos SLC utilizados na liberação de fármacos. Desse modo, temos que os hidrogéis podem agir como SLC carreadores de água devido à excelente e rápida retenção de líquido (intumescimento) ou como carreadores de insumos agrícolas, como fertilizantes, tendo valor comercial aliado às excelentes propriedades de biodegradabilidade e baixa toxicidade.

                          Revestimentos e Filmes

​

As películas comestíveis são divididas em recobrimentos e filmes. Os recobrimentos entram em contato direto com o alimento formando uma fina camada protetora, que servem como barreira para a entrada ou perda de umidade e outras trocas gasosas entre o meio externo e interno, contribuindo para a conservação e redução da perda do produto acondicionado. Já os filmes, são estruturas independentes pré-formadas separadamente do produto, que podem serem usados em diferentes partes de um alimento ou de forma individual. São diversas as vantagens em suas aplicações, como o controle da qualidade e estabilidade de produtos alimentares, por meio de propriedades de barreira, adição de agentes antimicrobianos e antioxidantes, sendo ainda possível agregar valor nutricional e boas características organolépticas. Durante o desenvolvimento de uma embalagem comestível é necessário considerar, e buscar melhoria, em algumas propriedades, tais como: térmicas, mecânicas, de barreira, sensoriais, entre outras. Diversos materiais biodegradáveis e comestíveis, como proteínas, polissacarídeos e lipídios já apresentaram bons resultados e mostraram potencial para serem utilizados como filmes comestíveis.

bottom of page